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William Joseph Seymour |
O Pentecostes era para os judeus uma festa de grande alegria,pois era a festa das colheitas.Ação de graça pela colheita do trigo.Vinha gente de toda a parte:judeus saudosos que voltavam a Jerusalém,trazendo também pagãos amigos e prosélitos.Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo.Era também conhecida como festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da Páscoa, no qüinquagésimo dia.Daí o nome Pentecostes, que significa"qüinquagésimo dia".No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém e todos ficaram cheios do Espírito Santo.
Atos 2 :1-4 "Cumprindo-se o dia de Pentecostes,estavam todos reunidos no mesmo lugar. v.2 De repente veio do céu um som,como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. v.3 E viram línguas repartidas como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. v.4 Todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas ,conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".
Este evento foi um marco para a história da igreja primitiva,onde o dia de Pentecostes foi marcado pela descida do Espírito Santo, a partir deste fato é que se deriva o termo pentecostais,hoje já não identificado como festa das colheitas,mas sim como a descida do Espírito Santo.
Porém o termo Pentecostal ou Pentecostais torna-se acentuado a partir de 1906,à rua Azuza,312, em Los Angeles, no início do século XX ,é considerado o marco do nascimento do pentecostalismo moderno,tendo como líder William Joseph Seymour , filho de ex-escravos havia assistido algumas aulas na Escola Bíblica Betel, sob a liderança de Charles Fox Parham, escola na qual o movimento de "línguas estranhas" teve início em 1901.Parham desafiou os alunos a estudarem o livro de Atos dos Apóstolos e , a partir desse estudo , o fenômeno da glossolália aconteceu e se espalhou.Apesar desse registro localizável,há diversos relatos segundo os quais o mesmo fenômeno acontecera simultâneamente em outros lugares, sem nenhuma conexão uns com os outros.A referência que se faz à rua Azuza ganha destaque muito mais porque remanescentes dali se espalharam pelo mundo, ainda que sem todos os princípios doutrinários, porém munidos com o que pareceu "notável" , que foi a questão da glossolália.Alguns desses remasnecentes vieram para o Brasil,são eles os missionários suecos Daniel Berg e seu amigo Gunnar Vingren ,fundadores da maior igreja pentecostal do Brasil , a "Assembléia de Deus",a chegada dos missionários ao Brasil tem uma variante entre alguns historiadores alguns declaram que a chegada foi em 1910 e outros em 1911, porém o interessante é que o movimento se propagou e alcançou o Brasil. Não poderia deixar de citar o missionário Louis Francescon,nascido em 29 de Março de 1866, na comarca de Cavasso Nuovo, Itália e fundador da Congregação Cristã no Brasil em 1910,que embora não tenha sido remanescente do grande movimento pentecostal da rua Azuza também contribuiu para a propagação deste movimento no Brasil.
Tenho lido suas materias e achado tudo muito interresante ,venho aprendendo um pouco por dia sobre a palavra de Deus, e sobres os acontecimentos ocorridos no decorrer das epocas .
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